equipamento 1

dedica-se este post a algum do material já adquirido. alguns são os desejados desde o início, outros são aqueles que o dinheiro pode comprar. o que se pode reparar, depois de uma busca na internet são duas coisas: 1º as coisas em portugal são muito mais caras. por vezes, quando não é material muito grande, é preferível mandar vir dos estados unidos, por exemplo, do que comprar cá, já com as taxas e o transporte incluído, é bem mais barato! 2º quando a busca começa, aquilo que parece fácil de encontrar, não é. são tantas coisas, tantas análises dos produtos, tanto material que estudar e pesquisar, que os dias passam sem que compremos nada, ou pelo menos, se decida alguma coisa. o que é importante numa viagem como esta, é o peso que se leva ou, melhor falando, o que não se leva. 200 gramas pode parecer muito pouco, mas quando se fala em carregar a casa às costas durante tanto tempo e essa casa pode chegar aos 30kg, 200 gramas interessa e pesa! depois de alguns dias passados a andar de análise em análise, eis o que já existe fisicamente:

- extrawheel - após imensa indecisão entre o que seria melhor, se os normais paniers (sacos de carga) ou os atrelados (reboques de carga), a decisão recaiu sobre os atrelados. diversas razões pesaram nesta decisão. das que me parecem mais relevantes, o facto de as bicicletas de touring serem feitas a pensar numa posição mais estável e menos cansativa e serem a maior parte delas feitas em aço (pois são preparadas para levar uma grande carga) mas serem, claro está, muito mais caras, o que não se justifica. Com um atrelado, a carga sobre a bicicleta é apenas a da pessoa que a conduz. um outro factor, é o facto de os panniers me fazerem parecer a bicicleta menos equilibrada e difícil de puxar em algumas ocasiões. as vantagens que estes podem ter, é o facto de a bicicleta ficar mais compacta e poder-se distribuir e organizar mais as coisas pelos diferentes sacos. A vantagem da Extrawheel, é que é o atrelado mais pequeno e leve do mercado, possui uma roda 26'', portanto não se tem que carregar diferentes tipos e tamanhos de pneus/câmaras de ar, tem dois sacos de 60 litros cada, completamente impermeáveis e foi testado e por isso está preparado para todo o tipo de terreno, seja estrada, trilhos ou downhill (site)



- orikaso - um achado! à volta com o material a escolher para a "louça" de viagem, um site surgiu e deixou-se completamente o ferro, aço, alumínio, titanium de lado. plástico, sim, plástico altamente resistente! orikaso consiste basicamente em origamis para refeições! há várias hipóteses: indicidual, casal ou casal com jogos (que inclui duas chávenas de café e o jogo das damas e gamão). pesa 250 gramas o conjunto de casal e tem dois pratos, duas taças e duas canecas. depois de usado, desmonta-se, espalma-se, lava-se e guarda-se! garantia vitalícia!
(site)



- kelty gunnison 3.1 - as tendas foram outras dor de cabeça. tinham que ser leves, suficientemente espaçosas, resistir a chuva, vento e sol, poder ter várias opções de montagem, ter bom arejamento, não ressuar e, claro estar, ser o mais barata possível. depois de se pesquisar tendas que são preparadas para meter as bicicletas dentro, a decisão foi: "as bicicletas que durmam ao frio. sai mais barato!". após estudos levados mais ou menos a fundo, encomendou-se esta tenda! ainda não existe fisicamente, mas está a caminho! (site)



- saco de seda - para protecção do saco cama e aumento, dizem eles, até 5º de temperatura. adquirido na decathlon, aliás, com muito bom material, se se perder um pouco de tempo a analisá-lo (site)



- colchão - apesar de não ser o desejado, parece uma boa escolha. tem uns gramitas a mais, mas uns euros a menos! decathlon, sim! (site)



- duche - é sempre bom levar, não perguntem porquê! decathlon, claro! (site)



continua num próximo episódio...

2 comentários:

sara da silva disse...

viva a decathlon! tb tenho feito lá umas comprinhas fixes para a neve ;)

Troca Letras disse...

Esse atrelado parece-me muito bom não conhecia e para viajar na Europa é 5 estrelas.
Em termos de colchão, nuca fazia essa escolha, é preferível um saco de cama já com colchão

Posts mais populares