a motivação nasce aqui

já é a terceira pessoa que recebemos em casa, todos eles franceses, que andam para aí de bicicleta. é uma experiência fantástica. receber pessoas desconhecidas em casa, que connosco partilham culturas e experiências; e receber pessoas que, além de desconhecidas, decidiram pegar na bicicleta um dia e...partir!

as primeiras pessoas, um casal - seb e clo - que decidiram que a vida não tinha sido até aí, tão emocionante assim. sempre estudaram e trabalharam. compraram casa, carro e tinham empregos estáveis. até o dia em que reflectiram e acharam por bem largar tudo. venderam a casa. venderam o carro. venderam tudo o que não precisavam e decidiram partir pelo mundo à boleia! viajaram de frança até itália, de lá até à grécia, depois atravessaram para a tunísia e regressaram à itália. 7 meses tinham passado. uma nova etapa se aproximava. pesquisaram alguns sites, entraram numa loja e compraram todo o material necessário para continuarem de bicicleta. a casa às costas! vieram por aí fora, até portugal (onde ficaram 4 dias em nossa casa) e depois até à filândia, rússia e agora, estão no japão!

a terceira pessoa - mathilde - é uma solitária. começou a viajar há dois anos, embora intercalados. europa e ásia são continentes que já conhece mais ou menos bem. é designer e como não tem emprego fixo, optou por também não ter nada fixo. não tem carro, não tem casa, não tem cidade. fica onde arranjar trabalho e, como nem sempre o consegue, aproveita para viajar quando tem essas interrupções. 1 mês. 1 ano. seja o que for. até o dinheiro quase se acabar e ter de voltar a frança para arranjar mais algum...para partir! sozinha, conhece o mundo!

opções de vida, é o que concluo de tudo isto. optaram por não ter filhos ou companheiros por enquanto. por não ter uma vida estável. o que será deles num futuro? não sabem. não sei. mas penso que também não estejam preocupados com isso. querem o já. agora. é este o momento, penso que pensem! e olham em frente, para mais uns quilómetros de tudo novo!

Sem comentários:

Posts mais populares