cá e lá

isto de receber pessoas em casa, aumenta o bichinho de viajar. como membro do hospitalityclub, do couchsurfing e do warmshowers, recebi até hoje cerca de 80 pessoas. umas vieram sozinhas, outras aos pares de 2, mas outros ainda, vieram aos 4 e aos 5! houve sempre espaço para todos! haverá sempre! ainda ontem sairam cá de casa dois belgas (pai e filha) e hoje já chega uma húngara. anda as voltas, perdeu comboios, vem esfomeada - diz-me ela por mensagem. são raros aqueles que revejo noutra qualquer parte do mundo ou que me recebem depois em casa. a intenção não é um intercâmbio, mas sim uma oferta de lugar para dormir, comer, lavar a roupa, tomar banho e, acima de tudo, trocar impressões acerca do mundo! as viagens, a cultura, as diferentes maneiras de ver a mesma coisa, discutir construtivamente! é um prazer! alemães, franceses, russos, polacos, espanhóis, suiços, canadianos, portugueses, ingleses, italianos, americanos, húngaros, eslovacos, já todos pararam cá por casa! um intercâmbio cultural ao mais alto nível. e é esta viagem sem viajar, que nos faz conhecer melhor os outros países, as outras pessoas, os costumes e nos faz ter vontade de ir, de conhecer mais, de partilhar mais com cada um deles (porque o convite fica sempre no ar) o seu cantinho do mundo! tenho a certeza que nesta viagem que faremos agora, iremos reencontrar algumas pessoas que já recebemos em portugal. iremos conhecer outras que desconhecemos de todo. com uns, haverá mais empatia, com outros, muito menos, o que não deixa de ser normal, ou seríamos todos muito cínicos! mas tanto cá, como lá, damos e recebemos! ensinamos e aprendemos! e viajamos, muito!

4 comentários:

xistacio disse...

Grrrrrrrrrr

xistacio disse...

e já agora vê lá isto:
http://www.yomission.com/

Daniela disse...

Olá amigo!! Um dos meus primeiros amigos... Aqui de longe vou acompanhando com mais ou menos precisão os teus passos! Estou comovida, sabes? A tua coragem comove-me...O q tu fazes por ti e pelo mundo comove-me... Admiro-te! Não invejo a tua coragem, porque a vidinha que levo satisfaz-me, gosto da certeza, da estabilidade, de saber com o que conto. Deve ser difícil para ti entender isto... Também é difícil para mim tentar entender o que te move... Não interessa nada isso! Interessa sim, a admiração que sinto por ti, e pela tua atitude perante a vida, que é tão diferente de quase todos os meus amigos! Apeteceu-me escrever-te... Quero de algum modo apoiar-te e ajudar no que puder, não sei como... Diz-me tu, se precisares!!!
Força aí...
Beijinhos vareiros

Vareira.Guida disse...

Um dia alguem me disse:querer é puder e o exemplo sao voces .Eu vou muitas vezes a Fatima a pé faço com amor e gratidao, mas estou perto de casa.Mas ter a coragem de TAL aventura é preciso mesmo querer.Que Deus vos proteja e vos abençoe......,Vareira de 45 anos que só é capaz de escrever com um dedo,mas que vos admira.Beijinhos.Guida.

Posts mais populares