les machines de l'île

les machines de l'île, são um grupo de artistas, escultores, engenheiros e toda uma gigante parafernália de técnicos, ajudantes, metal, madeira, aço, robótica e tudo o que mais existir, instalados na face direita do rio loire em nantes, nuns antigos estaleiros navais que a câmara de nantes ofereceu, que vivem de apoios estatais, camarários, mecenato e, claro está, bilheteira e que têm como principal objectivo a recuparação de todo um imaginário de animais, árvores, fundos marinhos, através da criação de máquinas de cena em proporções gigantes! tudo isto, parte de um projecto com a cidade de nantes que tem como fim a renovação da cidade e a sua transformação, a cada dia que passa. assim, o estaleiro dos machine de l'île estão abertos ao público diariamente, fazendo com que as pessoas possam acompanhar a evolução do seu trabalho. como visão política, é incrível a aposta na cultura. os seus trabalhos demoram de 1 a 4 anos a estarem concluídos e as pessoas que agora visitam toda a exposição, podem observar parte dos objectos em construção e saber como estarão no fim, fazendo com que a vontade de regressar à cidade, apareça e aconteça!

a sua obra mais conhecida, é le grand elephant, com um peso de 50 toneladas, onde podem viajar os visitantes. é um objecto enorme, feito de toneladas de ferro, madeira esculpida e toda uma robótica e engenharia enorme, que faz com que este colosso se movimento, faça sons, atire água e pareça real! as suas duas outras obras em construção neste momento, são l'arbre aux hérons - uma árvore de 28 metros de altura e 45 metros de diâmetro, que as pessoas vão poder visitar em 2012, e onde podem caminhar durante 1km; e des mondes marins - um carrossel gigantesco, com 25 metros de altura e 20 metros de diâmetro, contendo todo um imaginário de animais marinhos, monstros, pescadores, tempestades e afins, que vai poder ser visitado em 2010 e que, se visitarmos a exposição agora, teremos a oportunidade de ver e manipular alguns dos animais já concluídos!

nós estivemos lá e tivemos a oportunidade de o fazer! realmente um mundo enorme, fantástico e merecedor de uma visita, nem que seja ir só a nantes para ver les machines de l'île!
a maquinaria de cena? é para meninos...

5 comentários:

xistacio disse...

alem de todos os nomes possiveis e imaginarios q deves imaginar q te estou a chamar neste momento, lembrei-me de uma coisa: voçês ja estão longe pra C4R4G0!!! p.s- obrigado por te penteares!

Vagamundos disse...

Não conheciamos. Ficamos curiosos para saber mais e quiça fazer uma visita. Continuação de boas pedaladas.

OVAR.net disse...

Começo por enviar beijos e abraços pois apesar de seguir o vosso blog regularmente, é a primeira vez que deixo um comentário. Não podia deixar passar este post em branco... Ai, que vontade de estar aí e ver, também, de perto as famosas máquinas de Nantes. Simplesmente absolutamente completamente FAN-TÁS-TI-CO!!!
Obrigado por partilharem.

ALEXANDRE ROSAS disse...

Máquinas de L´ile... quero ir já para aí. Chulos!!!
Abraços e beijos do Alexis e da Cló

diane disse...

bonjour les voyageurs! je vois que vous avez fait de la route depuis Nantes. Je suis autant émerveillée par votre périple! Je travaille aux Machines de l'ile, et nous avions un peu discuté au moment de votre visite! Bonne route à vous et beaucoup de surprises encore à venir!

Posts mais populares