world bike tour + vamos em sinais

este biketour está a servir, mais do que tudo, para estabelecer contactos com pessoas que nem fazíamos ideia de existirem, com projectos - institucionais ou não - que nos fazem acreditar naquilo que há muito tempo vimos insistindo: um mundo melhor, mais saudável, onde toda a gente comece novamente a ganhar o respeito pelo outro, sem pensar primeiro em si!

sabemos que as coisas levam tempo a fazer. levam tempo a pensar, mas pelo menos temos a certeza de que são pensadas e, lentamente ou não, são feitas! o mundo vai ser melhor!

projectos de institutos portugueses, institutos brasileiros, prefeituras, acordos nacionais e internacionais, vontade do sector privado de investir num bem público que deve e vai cada vez mais ser de todos! a bicicleta liga todos estes projectos, não como objecto único de salvamento do planeta, mas como mais um meio para o salvar! o exercício físico, a poluição, o stress, o bem estar pessoal, o desporto, as drogas, entre outros assuntos não menos importantes, são discutidos, abordados e olhados com um sorriso saudável e, muitas vezes, com uma lágrima ao canto do olho que, por muito que não queiramos, escorre pela face abaixo!

o projecto world bike tour é muito mais do que um projecto que coloca mais de 6000 pessoas de bicicleta numa estrada e os faz percorrer 10kms. o projecto world bike tour engloba força, optimismo, soluções, quereres, desejos, concretizações, parcerias, ideias e ideais! mais não nos resta do que agradecer mais uma vez esta oportunidade que nos foi dada, a nós, tão pequeninos no meio de todo este mundo de utopias realizáveis!

e é no meio disto, no meio de todos estes sonhos, que nos aparecem pessoas que nos tocam que, apesar da muita importância que têm no mundo político, empresarial, institucional, nos mostram que nos desejos que têm, são iguais a nós, porque todos desejamos o mesmo!

sem deixar de dar importância a todos os outros, por mais ou menos empatia que se criou, por mais números ou menos números, mais ou menos estatísca, mais ou menos interessante, houve um projecto que, por mais se ligar ao nosso tipo de aventura, nos suscitou um interesse enorme!

este projecto chama-se "vamos em sinais"! apresentado pela raquel amaral, com o apoio do diego bruno - o seu namorado - durante estes 20 minutos que estive em destaque, ela conseguiu arrepiar-nos, comover-nos e querer muito partipar mais e mais! daí, termos logo saltado para eles mal acabaram, salto este que prolongou pela noite fora, com mais amigos à mistura, numa noite de...poucas palavras! passamos a explicar!

a raquel é surda desde os 2 anos de idade e esta realidade e todas as dificulades e obstáculos que enfrentou em toda a sua vida, fez com que não mais desistisse de tentar ajudar outros na mesma situação e fazer ver à sociedade que, tal como todos os outros, os deficientes auditivos têm o direito à qualidade de vida assim como toda a gente, da mesma maneira! e está a conseguir!

além da paixão que demonstra pelo meio ambiente, pela bicicleta e pelas pessoas em geral (a simpatia de todos é gigante!) desenvolveram um projecto, juntamente com um alemão ouvinte, que consistiu em partir de são paulo e percorrerem 1200kms para norte, pela costa, visitando escolas especias para surdos ou não, promovendo a divulgação da linguagem gestual! o objectivo passa por promover o intercâmbio cultural entre surdos e ouvintes, divulgação da linguagem, realização de workshops para ambos! de casa às costas, percorreram durante 26 dias este trajecto, fazendo de tudo isto uma festa, como não poderia deixar de ser! este ano, pretendem dar início já em abril à próxima etapa e, quem se quiser juntar, deixamos o link em baixo!

à pergunta se este projecto ficaria só pelo brasil, pareceu-nos que a vontade era que se transformasse numa coisa global, tal world bike tour! quem quiser dar qualquer tipo de apoio a esta iniciativa, o link em baixo também serve para isso!

o que ficou entre nós foi uma grande amizade, que esperamos tornar-se mais e mais forte por daqui em diante! o convite está feito para viajarem até ao outro lado do atlântico e para este lado voltaremos com toda a certeza mais rápido do que aquilo que pesávamos, porque há projectos que nos fazem acreditar que o mais, nunca é demais!

vamos em sinais - link
portal da surdez - link




3 comentários:

O Escapista disse...

Deve ser uma grande experiência, participar num ambiente com tantas pessoas inovadoras e com vontade de realmente fazer qualquer coisa e mudar o mundo pouco a pouco.
Esse projecto "Viajar em Sinais" encaixa mesmo bem no panorama.

É de louvar.

Um abraço

diegoferrari disse...

Queriamos agradecer a divulgação do projeto "Vamos em Sinais", dizer que foi um prazer imenso conhecer este casal doido e aproveitar para linkar as nossas impressões do nosso encontro aqui: http://aventura.sur10.net/2010/01/22/i-seminario-internacional-bike-tour/

Rui C. disse...

Rafinha, não sabia que tu e a Tânia eram "professores"...(pelo menos para os brasileiros!!!

Basta ler o que os brasucas escreveram em

http://www.worldbiketour.net/seminar/

"O dia terminou com a participação de Tanya Ruivo e Rafael Polonia, o casal de professores partilhou a sua mais recente aventura, que terminou este fim-de-semana em Ovar (Portugal) – a Volta à Europa em Bicicleta. O casal prepara-se para seguir viagem rumo a África e Ásia, também em bicicleta."

Grande Rafinha!!!!!
Força!!!

Abraço

Posts mais populares