ovar - carvoeiro 1ª parte

do dia 5 ao dia 16 de julho, lançamo-nos no calor abrasador de portugal e percorremos norte a sul, pedalando quase sempre pela costa, fazendo somente um pequeno desvio! saímos quase ao meio-dia de 5 de julho da praça das galinhas em ovar, com os sacos acabadinhos de fazer e sem uma série de tralhas que, reparamos depois, seriam essenciais a esta viagem (sim, fomos nós que estivemos 9 meses a pedalar por esse europa fora...)

as etapas, por dias, foram:
5: ovar - barra

14: mil fontes - odeceixe

15: odeceixe - bemposta

16: bemposta - carvoeiro

para começar, não tínhamos os conta-quilómetros regulados, por isso não temos contas quanto à distância percorrida! presumimos que ande aí pelos 600kms, mais coisa, menos coisa...com tantos enganos e desvios feitos! depois, fomos só com 3 alojamentos marcados: barra, malveira da serra e santo andré! depois, não estávamos à espera de tanto calor! bronzeado à camionista, que tanto desejávamos, esse sim, conseguimos trazer!

como dizia, de ovar, pedalámos já perto do meio-dia até são jacinto, acompan
hando o braço da ria de aveiro que vai desde o carregal até ao barco que nos leva para o outro lado! foi um caminho feito nas calmas e com muitas ciclovias que nos agradam muito, espelho do trabalho que vem sendo feito pelas diversas autarquias do distrito e que, esperamos nós, venham a estar ligadas entre elas, transformando as distâncias possíveis em bicicleta! objectivo final? atirar os automóveis para a berma! já do outro lado, montámos a "banca" para tentar vender uns produtos que fomos fazendo ao longo destes tempos: coisas feitas com trapilhos, postais com as nossas fotos de viagem, os nossos crachás, etc., mas sem sucesso algum. não fossem os nossos amigos e conhecidos e tínhamos trazido tudo para cima! a marta e o bruno receberam-nos em sua casa e jantámos um maravilhoso tofu com broa feito pelas mãos da tanya! dormimos bem e no dia seguinte...

figueira da foz! o caminho foi feito sempre em terrenos planos e não fosse a explicação maravilhosa de um miúdo num café, sobre qual a melhor rota a tomar, tinha sido um dia chatinho. sim, as praias são engraçadas, mas nada por aí além...e estava tanto calor! chegar à figueira, com todo aquele areal, é mesmo de meter um pouco de raiva, para quem vem do furadouro, com a destruição impressionante deste ano. eles até se dão ao luxo de fazerem jardins com lagos na praia, onde sapos saltam de noite para o charco, felizes e contentes...grrr! o fim de tarde estava perfeito, sem vento, sem qualquer frio! não tínhamo onde dormir e queríamos ir ver a cidade, mas não com as bicletas. pensámos em dormir na praia, até termos tido a ideia de pedir ao dono do gota d'água (um bar de praia) para nos deixar guardar as bicicletas. não só nos deixou, como nos ofereceu casa-de-banho e um sítio para dormirmos! santo homem! foi uma noite de luta: homem-mosquito, não sabendo ainda até hoje quem venceu. da cidade, pouco a contar. pelo que vimos...esperávamos bem mais.

dali, cortámos para o interior...porquê, não sabemos, e dormimos em casa du
m amigo de família que, não estando lá, nos deixou ficar em sua casa. nada a contar de especial. viajávamos sem mapa, perguntávamos na rua como se ia para aqui e para acolá, tomávamos banho em fontes pelo caminho, levavam-nos, vezes sem conta, por estrangeiros. ficávamos vermelhos na cara, na minha pequena careca e nos pés. os braços, esses, já estavam mais pretos. a água era bebida aos litros... peniche, é daqueles sítios que, para um praticante de bodyboard (embora agora quase reformado) são obrigatórios. peniche, sagres, ericeira, foz-do-arelho, entre outras. eu, só tinha ainda espreitado sagres e foz-do-arelho. as outras duas, nunca lá tinha posto os pés. só mesmo em fotografias e palavras dos outros. agora, embora de bicicleta, passei por lá! atravessámos a lagoa de óbidos para o outro lado num barco com as bicicletas dentro (fomos roubadinhos...) e seguimos caminho, encosta acima, encosta abaixo, em direcção à cidade dos pescadores. as praias maravilhosas e nós a pedalar, levando com aquela brisa no corpo e sorrindo, a cada nova paisagem! já em peniche, pedimos para montar a tenda num terraço duma casa de família e fomos almoçar ás 4 da tarde para a praia, acabando com um banhinho de água gelada, para enrijecer as peles! cozinhamos, ainda jogámos cartas e dormimos que nem anjos!

no outro dia, acordámos às 6h30 com um vento que parecia possuído pelo demónio (credo em cruz, santo nome de jesus)
ao começar o dia, sabíamos que no fim, teríamos um banhinho quente e caminha feita! o que não sabíamos, era que tínhamos de subir para malveira da serra ao fim da tarde, com tanto vento. cascais, foi o que disseram...mas não, era malveira da serra. um dia de grandes sobes e poucos desces, sintra incluído até lá acima e a termos de parar a meio não sei quantas vezes para descansarmos, comermos, bebermos e deixar que o cheiro que já estava entranhado nos corpos e na
ro
upa...arejasse! enfim! ficámos em casa duns amigos de familiares nossos mas, logo à chegada, aquilo que eram para ser 2 dias de estadia, percebemos que ia transformar-se só num. maus entendimentos à parte, estávamos mesmo todos rebentados. a subida final deixou-nos mortos e só queríamos uma cama, por mais pequena que ela fosse! o cansaço era tanto, que num pequeno café onde parámos, enquanto eu discutia os problemas do godinho das sucatas e um velhote me contava as trafulhices que um actual agente da asae fazia enquanto possuidor de outro cargo (todos do mesmo saco...) a tanya ressonava deitada numa mesa de esplanada!

ao acordar (mal dispostos com a má educação), pegámos nas bicicletas e d
escemos ao guincho, onde caí e a tanya foi empurrada pelo vento até ao outro lado da estrada. a vento estava felizmente a nossa favor e o caminho até algés - onde ficámos em casa dos pais da nossa amiga rita - fez-se muito bem, sempre com o mar do nosso lado direito, passando por cascais, carcavelos, estoril e por mais uma série de praias deveras apetecíveis! à chegada, filas enormes esperavam já para entrar num festival no passeio marítimos de algés e nós fomo-nos refugiar em família e a falar até não poder mais! que dois dias tão bem passados junto de uma grande amiga e dos pais, que nos receberam de maneira 5 estrelas! obrigado!