notícia jn

"Uma actriz e um director de cena preparam-se para iniciar uma maratona superior a 20 mil quilómetros

Dois jovens de Ovar e Oliveira de Azeméis partem no dia 26 para Macau e propõem-se percorrer a distância em bicicleta, divulgando na Internet e noutros suportes as aventuras através de 24 países e mais de 20 mil quilómetros.

De bicicleta até Macau

Rafael Polónia, um director de cena de Ovar, com 34 anos, e Tanya Ruivo, uma actriz com 28, de Oliveira de Azeméis, partem para a segunda grande viagem em bicicleta, já que a estreia foi o trajecto Ovar-Istambul, em ambos os sentidos, de Abril de 2009 a Janeiro de 2010.

"Escolhemos a bicicleta porque é um meio económico e não poluente", explica Rafael, vegetariano, naturista e activista ambiental.
"Se formos de carro, não dá para parar à porta de uma pessoa e pedir-lhe dormida", observa Tanya. "Já de bicicleta, elas deixam-nos montar a tenda no quintal e, passado um bocado, convidam-nos para dentro de casa. Por isso é que tanto podemos ficar em determinado sítio só uma noite", acrescenta a ciclista, "como nos deixamos estar seis ou sete dias seguidos, se houver empatia com as pessoas".

Redes sociais que facilitam o alojamento são, ainda assim, um factor determinante na viagem, pelo que os ciclistas têm já algumas estadias acordadas com recurso às comunidades do Couchsurfing, Hospitality Club e Warmshowers.

"As pessoas são mais hospitaleiras à medida que entramos no Médio Oriente e na Ásia", reconhece Rafael, "mas vamos andar em zonas de deserto e precisamos de ter condições para ficar sozinhos". Isso implica que levem na bagagem uma tenda, sacos-cama e colchões, assim como um fogão portátil, um kit de cozinha e o serviço de mesa Orikaso, que Tanya considera "uma das melhores aquisições" para a viagem, porque consiste em "pratos tipo origami, resistentes e muito leves, que se transportam planos e só se montam quando vão ser utilizados".

A roupa a levar é pouca e adequa-se às diferentes estações do ano.

A viagem deve demorar cerca de ano e meio, e o trajecto previsto inclui Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Curdistão iraquiano, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, China, Índia e Macau.

Data para o regresso é que não há porque, depois de Macau, os ciclistas querem fazer voluntariado na Índia e só nessa altura decidirão como voltar a Portugal."

link jn

3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Só me resta desejar muito boa sorte, boa viagem e muitas fotos!:-)
Um abraço

Paula Vidigal disse...

Só podiam ser do teatro.
Bem hajam, boa sorte, invejo a vossa coragem.
viajantedecasaascostas

xistacio disse...

gostei da foto!!! até os rabiotes ja estão prontos. eheh

Posts mais populares