chegámos a toulouse

a viagem ganha outro gosto quando coisas boas nos acontecem! ganhamos energia e força para continuar caminho, quando alguém nos encoraja, nos sorri ou nos aplaude, na rua... quando lemos mensagens de força.
saímos de pau e queríamos chegar a auch que ficava a 105 quilómetros mas penso que aos 5 primeiros, sabíamos que seria impossível! teriam as bicicletas peso a mais? a corrente estaria suja? não, éramos mesmo nós que acordámos em baixa força! por muito que quisessemos chegar a auch, por muito que quisessemos estar presentes no festival de circo, não seria possível! nesse dia não! e não chegámos mesmo!
não sabemos onde fomos buscar forças para chegar a miélan... queríamos encontrar portugueses para pedir uma cama quentinha, queriamos conforto naquele dia! mal entrámos na pequena aldeia, sentímo-nos bem vindos, vendo uma senhora com um grande sorriso a olhar para nós! esse foi o sinal para pararmos e explicar-lhe o porquê de estarmos à procura de portugueses. ela não conhecia ninguém mas não nos virou costas!
- não conheço nenhum português aqui mas eu posso acolher-vos! - e dizendo isso, abre-nos a porta! - estávamos em casa! estávamos quentinhos e fomos para a cama bem cedinho, depois de um excelente jantar e uma conversa a quatro, com muito riso!
é realmente muito bom sentir o carinho das pessoas, sentir a hospitalidade e o enorme coração que muitas têm! este casal foi incrível! passámos boas horas de conversa e uma bela noite de descanso! na manhã seguinte, já com as baterias recarregadas, partímos para mais um dia com várias subidas e várias descidas mas desta vez, chegámos a auch! encontrar boas pessoas pelo caminho, torna o caminho mais simples! e foi isso que aconteceu! saímos com o coração quentinho e agradecemos àquele casal que ficou a torcer por nós!
não chegámos a tempo para o festival de circo... auch encontrava-se vazia, sem animação. o tempo chuvoso, não convidava para uma grande visita à cidade. não ficámos mais que uma noite porque queríamos chegar rápido a toulouse!

pedalámos rápido, tão rápido que já cá estámos e encontrar pessoas que são completamente apaixonarados por portugal, faz-nos sorrir! conhecemos algumas nesta viagem! e em toulouse, estamos em casa da gaelle, uma amiga de uns amigos nossos, o nuno, a elizabete e a ema! ela está apaixonada por portugal e fala com tanta paixão que nos arrepia! é bom ouvir falar tão bem do nosso país! ensinar a palavra "saudade" e espalhá-la!
toulouse não nos obriga a andarmos com a máquina em acção. passeamo-nos como se fizessemos parte desta terra. como se conhecessemos as ruas. mas temos de visitar mais, muito mais! há muita coisa para ver e apercebemo-nos que os dias estão a passar e temos de partir! conhecemos cantinhos acolhedores, como um minúsculo restaurante chinês, muito familiar, que mais parece uma tasca. o chinês é uma personagem caricata que nos deixa bem dispostos! conhecemos uma livraria que apenas abre 2 ou 3 meses por ano. não cabem mais de 20 pessoas lá dentro e quando digo 20, já são bem apertadinhas, sem se puderem mexer! há muito para ver, muitas ruas para nos perdermos e o "cantinho da saudade" para tomar um café bem torrado!

hoje está sol! vamo-nos "promenar" para "profitar" um pouco mais!

1 comentário:

silvia disse...

Ora bem nos conhecemo-nos em auch no domingo a frente do carrefour estou a ver que chegarao rapido a toulouse espero que corra bem e que por ca passem de novo talvez nos cruzemos uma segunda vez e quem sabe se presisarem terao onde dormir (desculpem pela a minha escrita em portugues ja sao muitos anos em frança)

Posts mais populares