1º post após 1ª etapa

chegámos, são e salvos! fizemos kms como o raio, subimos para caraças, chamamos nomes a amigos por nos terem "enganado" no trajecto e com isto tudo, até andamos de bicicleta, vejam lá!

queremos agradecer a toda a gente presente hoje na nossa despedida, com ou sem bicicleta, com ou sem filhos, com ou sem disposição para nos aturar tipo estrelas. se àqueles que são de ovar ou perto, queremos dizer os maiores obrigados, àqueles que vieram de ermesinde, vila real, salreu, guimarães, coimbra, cartaxo, braga e, se nos estivermos a esquecer de alguém, dessa terra também, um abraço muito especial por terem feito tantos kms para nos darem um último "boa viagem"!

até já...macau é já ali ao lado!


alma de viajante

durante esta viagem, escreveremos crónicas periódicas no site alma de viajante, um espaço de jornalismo de viagens, criado pelo filipe morato gomes.

"alma de viajante - jornalismo de viagens é um veículo de informação sobre viagens e turismo, um local onde viajar é o mote, a escrita e a fotografia os meios de transporte e o mundo inteiro o destino. um projecto informativo sobre a temática das viagens dirigido, antes de mais, a quem gosta de viajar - e não tanto aos profissionais do turismo."


boa tarde, na sic

vídeos da nossa presença no programa boa tarde, de conceição lino, no dia 20 de setembro e 2010, na sic!

boa tarde - 1ª parte



boa tarde - 2ª parte

meninas lindas!!!

o natal chegou mais cedo...



e já montadinhas, nos estúdios da sic!

strail

a strail, loja de material de escalada, montanhismo e aventura, presenciou-nos com um dos mais valiosos patrocínios para esta viagem! desde o primeiro momento que os responsáveis pela loja tiveram para connosco uma atenção 5 estrelas e que acreditaram no nosso projecto, dando-nos ainda mais confiança, mais força, mais vontade de partir! à strail, deixamos aqui um grande obrigado e a vontade de continuarmos a trabalhar juntos! (em breve, a fotografia de todo o material)

podem também acompanhar em breve, notícias da nossa viagem através do site da loja: aqui!

specialized

a internacionalmente conhecida marca de bicicletas specialized, acabou de chegar a um acordo de apoio com o projecto 2numundo para a realização da viagem EURÁSIA! foi a melhor notícia do dia! ainda hoje, chegarão a nossa casa duas bicicletas que serão as nossas companheiras de todos os dias nesta viagem de ovar até macau!

assim, pedalaremos sentados nos modelos:

specialized hardrock comp

specialized myka comp
até ao extremo oriente!!! mais informações, neste link

a menina do olho

pode não parecer, mas este patrocínio foi dos mais importantes! na viagem anterior tive alguns problemas com os meus olhos, tendo sindo obrigada a comprar uns óculos na polónia, mas confesso que pouco os usei por não serem confortáveis e nenhuma óptica os conseguir apertar. era mesmo um problema da armação...
foi muito difícil encontrar em alguns países a minha graduação e cheguei a fazer alergias a algumas lentes... por isso quero agradecer à óptica a menina do olho, de oliveira de azeméis! muito obrigada!

jornal i

vídeo em destaque na edição onilne do jornal i do dia 15 de setembro!

video

notícia jn

"Uma actriz e um director de cena preparam-se para iniciar uma maratona superior a 20 mil quilómetros

Dois jovens de Ovar e Oliveira de Azeméis partem no dia 26 para Macau e propõem-se percorrer a distância em bicicleta, divulgando na Internet e noutros suportes as aventuras através de 24 países e mais de 20 mil quilómetros.

De bicicleta até Macau

Rafael Polónia, um director de cena de Ovar, com 34 anos, e Tanya Ruivo, uma actriz com 28, de Oliveira de Azeméis, partem para a segunda grande viagem em bicicleta, já que a estreia foi o trajecto Ovar-Istambul, em ambos os sentidos, de Abril de 2009 a Janeiro de 2010.

"Escolhemos a bicicleta porque é um meio económico e não poluente", explica Rafael, vegetariano, naturista e activista ambiental.
"Se formos de carro, não dá para parar à porta de uma pessoa e pedir-lhe dormida", observa Tanya. "Já de bicicleta, elas deixam-nos montar a tenda no quintal e, passado um bocado, convidam-nos para dentro de casa. Por isso é que tanto podemos ficar em determinado sítio só uma noite", acrescenta a ciclista, "como nos deixamos estar seis ou sete dias seguidos, se houver empatia com as pessoas".

Redes sociais que facilitam o alojamento são, ainda assim, um factor determinante na viagem, pelo que os ciclistas têm já algumas estadias acordadas com recurso às comunidades do Couchsurfing, Hospitality Club e Warmshowers.

"As pessoas são mais hospitaleiras à medida que entramos no Médio Oriente e na Ásia", reconhece Rafael, "mas vamos andar em zonas de deserto e precisamos de ter condições para ficar sozinhos". Isso implica que levem na bagagem uma tenda, sacos-cama e colchões, assim como um fogão portátil, um kit de cozinha e o serviço de mesa Orikaso, que Tanya considera "uma das melhores aquisições" para a viagem, porque consiste em "pratos tipo origami, resistentes e muito leves, que se transportam planos e só se montam quando vão ser utilizados".

A roupa a levar é pouca e adequa-se às diferentes estações do ano.

A viagem deve demorar cerca de ano e meio, e o trajecto previsto inclui Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Curdistão iraquiano, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, China, Índia e Macau.

Data para o regresso é que não há porque, depois de Macau, os ciclistas querem fazer voluntariado na Índia e só nessa altura decidirão como voltar a Portugal."

link jn

partida, lagarta, fugida!

dia 26 de setembro saímos de ovar em direcção a macau! parece longe e realmente é! serão mais de 20000kms percorridos durante 1 ano e meio, que nos levará a atravessar a europa no seu período mais frio, o médio oriente e a ásia.

nesse dia, saíremos de ovar (de local a informar brevemente) e faremos o percurso até sever do vouga. gostaríamos de ser acompanhados nos primeiros quilómetros de viagem por amigos, familiares e pessoas que se queiram juntar à festa!

obrigado!


27 de setembro - 18h - fnac viseu

como já dissemos, iniciaremos a nossa viagem a 26 de setembro! pelo caminho foram já contactadas várias escolas e câmaras municipais, na tentativa de realizarmos pequenas conversas partindo da nossa experiência, com os alunos das mesmas instituições. o mesmo fizemos em ovar...como já havíamos feito, mas como da primeira vez não houve qualquer interesse, decidimos insistir. para já e como vamos parar em viseu, quem estiver por perto pode acompanhar-nos no dia 27, segunda-feira, às 18h, no café da fnac de viseu. além de apresentarmos a viagem anterior e a que estaremos a fazer na altura, esclareceremos todas as curiosidades dos presentes!


na praça pública

são muitas as pessoas que, sabendo já da partida para a nossa próxima, vêm falar-nos e nos desejam boa sorte, dizendo logo de seguida que irão acompanhar tudo no jornal para onde escrevemos na nossa última viagem. infelizmente, dizemos, não o faremos desta vez, pelo que, se não tiverem internet ou se não comprarem a revista visão vida & viagens - para onde escreveremos - não poderão saber nada de nós, da nossa evolução, das nossas peripécias, do que vamos vendo e sentindo. assim é, porque não existe interesse do "único" jornal da terra, infelizmente.

quando escrevemos durante 9 meses na nossa última viagem, tivemos a sensação de que nos estavam a fazer um favor em muitas ocasiões - raramente comunicavam connosco, editavam os textos com gralhas, deixaram de colocar fotografias, etc. - e quando questionavamos sobre o porquê de certas coisas acontecerem e se as pessoas estavam a reagir bem às crónicas semanais, quando nos diziam alguma coisa, diziam que não, que não havia muita adesão, que as pessoas não ligavam muito à viagem.

regressámos algo tristes com esta "não adesão". no entanto, quando saímos pelas primeiras vezes à rua, todos vinham ter connosco e nos falavam, nos perguntavam imensas coisas, nos admiravam a coragem, nos felicitavam, nos agradeciam - e isto sim, o mais importante - o facto de termos escrito durante toda a viagem para o "único" jornal local, jornal que logo compravam mal saía! jornal que passavam de mão em mão para o colega da secretária ao lado! jornal que corria pelo balcão do restaurante! jornal que guardavam lá em casa "para mais tarde reler"! jornal que preenchia o tempo livre, enquanto nenhum carro chegava ao estacionamento da biblioteca e nenhuma moeda caía no bolso! jornal que fez a conversa de muita gente! jornal que, como repetidas vezes nos disseram "se não fosse a vossa viagem, nem sequer lhe pegava".

e agora, quase a partir, ficaremos sem contacto com as pessoas da terra. as que têm internet, ainda vão sabendo das notícias, que passará com toda a certeza de boca em boca nos dias seguintes. porém, as que não têm, não terão acesso à informação.

não por sermos de ovar, não por acharmos que temos mais valor do que outros, mais interesse ou que a nossa viagem é uma coisa fora do comum, mas por acharmos que para além dos normais assuntos que todas as semanas se escrevem no "único" jornal da cidade, uma viagem deste tipo faz com que as pessoas também partam, também conheçam, também sonhem!

uma viagem só faz sentido se for partilhada!

novas páginas

temos novas páginas no youtube, no twitter e no facebook!

vídeos novos, actualizações e notícias...ao gosto de todos! tipo feira...sem tirar a rifa!

é só clicar nos símbolos ao lado!

terra de ninguém

no mesmo dia - 21 de setembro - estaremos ainda no terra de ninguém em guimarães, onde falaremos também da viagem EURÁSIA. um espaço onde voltamos sempre, antes e depois de cada pedalada!

mais cedo ou mais tarde - tsf

dia 21 de setembro seremos entrevistados em directo no programa mais cedo ou mais tarde da tsf, autoria de joão paulo meneses, pelas 15h! aí, falaremos não só da viagem que nos levou a pedalar pela europa e que acabámos em janeiro de 2010, mas acima de tudo da próxima, que nos levará até macau, a começar em setembro de 2010 - EURÁSIA

Posts mais populares