Cãominhada pro Altitudes!

3ª feira parto para mais uma mini-aventura que me irá levar a Campo Benfeito, no concelho de Castro Daire!

A minha intenção, além do encontro com a Tanya, que lá trabalha como actriz profissional no Teatro Regional da Serra do Montemuro, é assistir ao Festival Altitudes que vai este ano na sua 16ª edição!

Campo Benfeito é uma adeia muito particular que, na sua população de 53 habitantes e apenas um café, conseguiu encontrar a "fórmula" secreta contra a desertificação. Na criação de uma companhia profissional de teatro e nas Capuchinas que como dizem são "(...) cinco mulheres criam diariamente peças contemporâneas de burel, linho e lã, montando a teia, batendo o Tear.." a aldeia encontrou maneira de sobreviver, mas não só, de se multiplicar! Quem passa pelas suas estreitas ruas, vê um sem número de crianças que fazem a aldeia respirar! Mas não só do som das crianças se faz o lugar: faz-se dos muitos cães pastores e outros que vão aparecendo e ficando, das vacas que partem para pastar, das diversas fontes, do rio que desce a aldeia e do silêncio das montanhas que rodeiam o lugar e que nas hélices que buscam a energia do vento, fizeram a paisagem transformar-se.

Mas Campo Benfeito transforma-se nesta altura, muito por causa dos emigrantes que regressam a casa, mas também pelas companhias de teatro que sobem à montanha vindas de todo o lado e ali participam no Festival Altitudes que junta não só os profissionais num histórico local, como contribui para a divulgação da aldeia!

E eu, lá vou, mais uma vez também, subir à montanha! Porém, desta vez vou a pé e não vou sozinho...o T, o nosso cão vai comigo! Serão 3 a 4 dias a caminhar, a olhar em volta, a traçar caminhos por entre as montanhas, a comunicar com os locais, a dormir por debaixo de um imenso céu estrelado e com uma das melhores companhias!

Vai ser uma experiência, tenho a certeza, fantástica!

Tentarei, sempre que me for possível, actualizar todo o percurso para que não percam pitada!

Sem comentários:

Posts mais populares