Experiência de Viagem #2 - Murgab, Tajiquistão

Murgab é uma pequena vila encalhada na Pamir Highway, no Tajiquistão, que serve de pouso a quem anda já há vários dias montanha acima, montanha abaixo, entre desertos a 4000 metros de altitude e cumes de 6000, entre rios de água gelada e lagos de água salgada. Murgab podia ser uma qualquer vila, desinteressante, apenas mais uma, no longo caminho que liga Dushanbe, no Tajiquistão, a Osh, no Quirguistão. Porém, é muito mais do que isso. Murgab é um take tirado de um filme!


Com o Muztagata como pano de fundo, conhecido como o Pai de Gelo, com os seus 7546 metros, do lado de lá da fronteira, na China, a vila desenrola-se na colina e aterra no mercado local e este sim, é uma experiência!


Distribuído ao longo de uns 200 metros, a quantidade de diferentes contentores, de todas as formas e feitios é, por si só, motivo de ver a máquina ser disparada umas quantas vezes. Mas não é só de contentores que alojam os pequenos comerciantes, que o mercado é feito. É também de pequenos restaurantes familiares, coloridos e com a decoração mais kitch que podemos encontrar, que fazem as delícias dos locais e dos viajantes. São também as pessoas de diferentes etnias que aqui convivem, vindas da China, do Paquistão, do Quisguistão, Afeganistão e claro, os tajiques! 



As caras das crianças queimadas pelo clima, os sorrisos que se escondem tímidos, por detrás de lenços às flores, as mulheres que distribuem o pão nos fornos a lenha. Os lavatórios tão típicos de quem ainda não tem água canalizada, as casas rectangulares sem quaisquer decoração exterior, porque é para isso mesmo que servem, para viver. Os esqueletos dos carros abandonados ao lado dos esqueletos dos animais que morrem.



Acabamos por ficar por Murgab mais dias do que o previsto, porque todos os dias são como se fosse o primeiro e mais um viajante chega e mais um cicloturista parte! Por ali nos ficamos, entre os contentores do mercado, com o Pai de Gelo a olhar-nos, lá de cima!

Sem comentários:

Posts mais populares