Percursos de bicicleta - Canal du Midi

Como estamos em altura de Verão e o calor começa a puxar por nós para o exterior, nada melhor que propormos uns trajectos de bicicleta e começamos pelo Canal du Midi, em França. Construído por Pierre Paul Riquet no século XVII e depois de muitos obstáculos passados, ligou finalmente o Atlântico ao Mediterrâneo. A melhor maneira de apreciar património tão rico é percorrê-lo de bicicleta! Nos seus 240 quilómetros entre Toulouse e Sete, o canal viaja por um imenso património paisagístico, cultural e arquitectónico. Descobre cidades medievais, aldeias pitorescas e gastronomia riquíssima! Passeia pelos centros históricos e relaxa num dos muitos cafés que tornam a atmosfera desta região tão particular!


Dia 1 –Toulouse
A melhor maneira de encontrar os voos que partem todos os dias de Portugal para Toulouse, é através do site da Rumbo, que utilizo sempre que necessito de fazer uma pesquisa. Depois de chegares, nada melhor que uma primeira abordagem à cidade, olhando o rio! Toulouse é a quarta maior cidade francesa e possuidora de um património riquíssimo. O seu centro histórico emana personalidade, além de se distinguir dos demais pela cor tão característica dos seus edifícios. Neste primeiro dia, porque não aproveitas o resto da tarde para visitar alguns dos espaços mais marcantes, como o é a igreja de St. Sermin, a maior igreja católica do mundo. Ao chegar a noite, aproveita para tirar umas fotografias, porque aí, Toulouse ganha outro charme!

Dia 2 - Toulouse/Castelnaudary (65kms)A "Cidade Rosa" abre-nos o caminho para o Canal du Midi, uma obra que pertence à lista de Património Mundial da UNESCO. Caso tenhas trazido contigo a bicicleta, a tarefa está facilitada. Caso contrário, existem muitas agências na cidade que te permitem aceder ao velocípede durante um longo período de tempo. Afinal de contas, vai ser o teu primeiro dia em cima do selim! Atravessa a região de Lauragais, com os seus enormes campos de cultivo e tem cuidado para não atropelar nenhum pato ou ganso que fazem do canal o seu habitat natural! O dia prolonga-se maioritariamente pelas margens do canal até Castelnaudary, onde descansas e pernoitas.

Dia 3 - Castelnaudary/Carcassonne  (45kms)
Hoje o percurso leva-te pela região de Cathar, onde podes observar evidências das Cruzadas. Carcassone, o destino de hoje, é uma das cidades medievais mais importantes da Europa e podes aproveitar parte do dia, dentro das suas muralhas, explorando o centro histórico. Classificada pela UNESCO, as fortificações são impressionantes, com as suas 52 torres em pedra. Em Carcassonne e se for dia de mercado, que se realiza às terças, quintas e sábados, tens um ponto obrigatório para ir! Não pode faltar! 

Dia 4 – Carcassonne (Montolieu)
Aproveita este dia para veres mais da cidade fortificada e seus arredores. Podes sempre pedalar um pouco e visitar Montolieu, a vila dos livros, como é conhecida, que fica afastada uma dezena de quilómetros do canal.

Dia 5 - Carcassonne/Homps (45kms)
Bem pela manhã, vais pedalar entre o rio Aude e o canal, por entre plátanos e pinheiros. As vilas ao longo do percurso são um autêntico tesouro. Visita a ponte do canal de Orbiel, monumento classificado e a barragem de pedra de Argendouble. Nas calmas, chegarás a meio da tarde a Homps e tira o resto do dia para divagares pela povoação!


Dia 6 - Homps/Narbonne (40kms)
Aldeias típicas como a de Paraza ou Le Somail cruzam-se no teu caminho no dia de hoje. Deixa o Canal du Midi e junta-te a outro canal, desta feita o Canal de la Robine, que te levará à cidade onde pernoitas hoje: Narbonne! Terás ainda a oportunidade de visitar os canais em Salleles d'Aude e a Pont des Marchands, em Narbonne. Um dia um dos mais prósperos portos do país, a mudança do curso do rio Aude, no século XIV, fez com que a cidade caísse em declínio, estando agora a 15 quilómetros do mar!

Dia 7 - Narbonne/Toulouse/Lisboa

Dia de regresso a Toulouse pela linha férrea. Podes, no entanto, continuar França adentro e aproveitar mais uns dias a pedalar. Caso não tenhas mais tempo, o regresso faz-se a partir do aeroporto de Toulouse! 

Sem comentários:

Posts mais populares